Um espaço para médicos, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde interessados em estudos nesta área.

A revista AJRCCM no dia 18 de março de 2010 publicou “online” o artigo “Cystic Fibrosis Pulmonary Guidelines: Pulmonary Complications: Hemoptysis and Pneumothorax” que teve como autores os profissionais: Patrick A Flume1*, Peter J Mogayzel, Jr.2, Karen A Robinson3, Randall L Rosenblatt4, Lynne Quittell5, Bruce C Marshall6, and Clinical Practice Guidelines for Pulmonary Therapies Committee . Abaixo o resumo do artigo traduzido.

1 Departments of Medicine and Pediatrics, Medical University of South Carolina, Charleston, South Carolina, United States, 2 Department of Pediatrics, Johns Hopkins Medical Institutions, Baltimore, Maryland, United States, 3 Department of Medicine, Johns Hopkins University School of Medicine, Baltimore, United States, 4 Department of Internal Medicine, University of Texas Southwestern Medical School, Dallas, Texas, United States, 5 Department of Pediatrics, Columbia University, New York, New York, United States, 6 Cystic Fibrosis Foundation, Bethesda, Maryland, United States

RESUMO

A Fibrose Cística é uma doença genética complexa que afeta a maioria dos orgãos, entretanto 85% da mortalidade resulta do comprometimento pulmonar. A história natural da doença pulmonar consiste em infecções pulmonares precoces e persistentes, uma exagerada resposta inflamatória, e progressiva obstrução das vias aéreas, resultando em falência respiratória. Com a piora da doença pulmonar, existe um aumento das complicações pulmonares, como hemoptises e pneumotórax.

Hemoptise é comum em pacientes fom FC.; uma revisão retrospectiva reportou que 9,1%
dos pacientes tiveram hemoptise em um período de 5 anos. O sangramento, mais comumente, é leve a moderado, mas sangramentos massivos com risco de vida podem ocorrer. Aproximadamente 4,1% de todos os pacientes com FC sofrerão de sangramento severo durante a sua vida, com uma incidência média anual de 0,87%, ou 1 em 115 pacientes por ano.

A incidência anual média de pneumotórax é 0,64%, ou 1 em 167 pacientes por ano. Aproximadamente 3,4% dos indivíduos com FC apresentarão pneumotórax durante a sua vida. Ambas as complicações ocorrem mais comumente em pacientes mais velhos com doença avançada.

Cuidados e manuseios apropriados com a doença pulmonar na FC aumentam o tempo e a qualidade de vida dos pacientes. Esse documento apresenta as recomendações do “Pulmonary Therapies Committee” para o tratamento da hemopise e pneumotórax. o comitê reconheceu que não há dados suficientes para estabelecer um documento baseado em evidências em uam revisão sistemática da literatura. Entretanto, o comitê escolheu método “Delphi” para formalizar um consenso com um painel de especialistas, e desenvolver recomendações específicas com um mínimo de “bias”.

Esta informação foi divulgada pelo site FC News que tem inúmeras outras referências importantes para os interessados neste tema.

Deixe um comentário